Ibilce/Unesp - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – UNESP – Câmpus de São José do Rio Preto (Ibilce/Unesp)

Criação

O Ibilce/Unesp nasceu como UMURP – Universidade Municipal de São José do Rio Preto, criada pelo Decreto Municipal nº 249, de 25/8/1955. O Decreto Federal nº 41.061, de 27/02/1957, autorizou seu funcionamento. Nesse mesmo ano, foi sancionada a lei estadual nº 3884, que transformou a UMURP em instituto isolado do Sistema Estadual de Ensino Superior, sob o nome de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFI. Em 1959, o patrimônio da FAFI, que pertencia à Prefeitura Municipal, foi doado ao estado. Em 1976, foi implantada, no estado de São Paulo, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (Lei Estadual nº 952/76), e a FAFI passou a fazer parte dela, tendo, assim, seu nome alterado para “Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas” – Ibilce.
 

Cursos de Graduação

Em 1957, a FAFI iniciou seu funcionamento com os cursos de "História Natural", "Letras Neolatinas", "Letras Anglo-germânicas" e "Pedagogia". A partir de 1976, sob a administração da Unesp, alguns desses cursos foram transformados e outros novos passaram a ser oferecidos. Atualmente, o Ibilce/Unesp oferece 15 opções de cursos de graduação nas três grandes áreas de conhecimento: 
 
Área de Biológicas: 
 
Área de Exatas: 
Bacharelado em Ciências da Computação (Integral - 4 anos), Engenharia de Alimentos (Integral - 5 anos), Bacharelado em Física Biológica (integral - 4 anos), Licenciatura em Física (integral - 4 anos), Bacharelado em Matemática (integral - 4 anos), Licenciatura em Matemática (integral - 4 anos), Licenciatura em Matemática (noturno - 4 anos), Bacharelado em Química Ambiental (integral - 4 anos) e Licenciatura em Química (integral - 4 anos); 
 
Área de Humanas:
Bacharelado em Letras com Habilitação de Tradutor (integral - 4 anos), Licenciatura em Letras (diurno - habilitações em Português/Inglês e Português/Espanhol - 4 anos), Licenciatura em Letras (noturno - habilitações em Português/Inglês, Português/Italiano e Português/Italiano - 5 anos) e Licenciatura em Pedagogia (noturno - 4 anos).
Cursos de Pós-Graduação
Atualmente, o Ibilce/Unesp oferece 12 Programas de Pós-Graduação, nos níveis de mestrado e/ou de doutorado, com os seguintes cursos:
 

Estrutura

Para seu pleno funcionamento, o Ibilce/Unesp conta com cerca de 230 docentes, 210 servidores técnico-administrativos, 2000 alunos de graduação e 1000 alunos de pós-graduação.
O Instituto disponibiliza aos seus usuários uma ótima infraestrutura. Totalmente informatizada, sua Biblioteca conta com cerca de 90 mil livros, 5.700 volumes de teses e dissertações, e 104.000 fascículos de periódicos, com acervo diversificado que cotempla as principais áreas do conhecimento. Mais de 60 laboratórios de ensino e/ou pesquisa têm, por finalidade, proporcionar aos alunos uma melhor formação acadêmico-científica e dar suporte às pesquisas de docentes, pós-graduandos e especialistas. Além disso, conta também com Programa de Permanência Estudantil (moradia estudantil, restaurante universitário etc.) e oferece outras infraestruturas para práticas desportivas (piscina, quadra e campos de futebol).
Os resultados do trabalho universitário beneficiam diretamente a comunidade, seja pela consequência natural dos novos conhecimentos que são produzidos, seja por meio do Ensino de graduação e pós-graduação, seja por meio da Extensão Universitária, sob forma de consultorias, prestação de serviços, fornecimento de produtos e ministração de cursos aos mais diferentes segmentos da população, inclusive à Terceira Idade.
 
Fonte: https://www.ibilce.unesp.br (com adaptações)

Entre em contato

Envie uma mensagem
para o Projeto ALIP

Para entrar em contato, basta preencher o formulário.

Apoio

Sede